IDB - Mestrado em Gestão da Educação Supeiror - UCES

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Mestrado em Gestão da Educação Supeiror - UCES


Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales - UCES

 

  • Título com todos os requisitos para ser reconhecido no Brasil.
  • Processo seletivo por análise curricular
  • Pré-requisito: graduação de no mínimo 4 anos
  • Envie seu currículo completo para o e-mail: mestrado@doutoresdobrasil.com.br 
  • Vagas limitadas!

 

FUNDAMENTOS:

Os cursos de mestrado em docência universitária com orientação em Ciências Sociais e Empresariais oferecidos pela Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES) contam com a aprovação do Ministério da Educação argentino através do CONEAU há mais de dez anos .

A referida carreira, pertence a área de educação conjuntamente com a área de capacitação docente, visando contribuir com a formação pedagógica de um significativo número de professores dessa mesma universidade e de outras instituições de educação superior do pais, se importando sempre com a qualidade acadêmica.

A formação contínua dos recursos profissionais para o sistema educativo constitui um elemento chave na agenda política atual. Justamente nessa linha, o projeto do curso de Mestrado da UCES se propõe a impulsionar a ideia de inovação e a profissionalização da gestão e docência universitária, com particular ênfase na relação com a sociedade e com o setor produtivo.

Além disso, a suposição de maiores responsabilidades na gestão acadêmica e administrativa, o financiamento e apoio a todos os grupos de interesse vinculados à comunidade acadêmica estão promovendo importantes transformações, e por sua vez, requerem novos espaços de intercâmbio que ressaltem o pluralismo teórico e a inclusão de perspectivas de análises  multidisciplinares e eixos centrais do projeto que se apresenta.

Nessa perspectiva, a complexidade do mundo contemporâneo e a sua contínua mutação, fazem com que, pontualmente, a formação de pós graduação lato sensu constitua uma peça essencial, tanto para a configuração universitária, quanto para o desenvolvimento e evolução da sociedade como um todo, tornando-se então relevante e necessária a qualificação acadêmica e profissional.

 

DIRETORA ACADÊMICA :

Profª. Dra. Beatriz Checchia

 

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA;

A coordenação pedagógica está a cargo do Dr. José Rodrigues Pinheiro, Promotor de Justiça aposentado pelo Estado do Rio de Janeiro, Juiz de Direito em atividade no Estado do Espírito Santo, Professor Universitário, autor de diversas obras jurídicas.

 

OBJETIVOS

Formar profissionais de diferentes áreas em gestão da educação superior em  promovendo a prática reflexiva, a investigação e a responsabilidade social.

 

Conhecer as principais políticas e enfoques teóricos, que caracterizam a educação superior, de modo a realizar uma análise diferenciada de gestão educacional.

Proporcionar o desenvolvimento de estratégias e de metodologias transformadoras dados os novos espaços de convergência em educação superior que apontam ao desenvolvimento curricular inovador, à  colaboração interinstitucional e à mobilidade em toda a comunidade acadêmica.

Fomentar a compreensão dos problemas e dos desafios que configuram os distintos mecanismos assegurar a qualidade acadêmica.

Facilitar o acesso e a utilização das novas tecnologias em gestão, aplicadas nas organizações de educação superior

Contribuir para a distinção das melhores práticas que facilitem as análises comparativas entre as instituições de educação superior, entre países e entre regiões.

Promover o desenvolvimento da investigação educativa em temas relevantes para a gestão da educação superior.

 

DESTINATÁRIOS

Graduados com titulo de graduação em carreiras com formação não inferior a 4 anos de duração da área educacional, empresarial ou social. No caso do postulante à vaga necessitar de formação de graduação ou de pós- graduação na área, será indicada uma estratégia de nivelamento a ser realizada previamente ao curso. Ademais o candidato deverá contar com antecedentes acadêmicos e profissionais vinculados ao tema do curso.

 

PERFIL DO INGRESSADO

Espera-se que os ingressados no Mestrado em gestão da Educação Superior possam:

Reconhecer e refletir sobre as diferentes variáveis (sociais, econômicas, históricas, políticas), que fazem parte da educação superior e seus diferentes sistemas educativos.

Ter capacidade crítica para abordar a problemática do financiamento da educação superior a partir dos diferentes grupos de interesse envolvidos.

Gerar estratégias de intervenção com o objetivo de garantir a inovação na área de condução acadêmico-administrativa das instituições do ensino superior.

 

Identificar as tendências predominantes nos debates sobre as políticas educativas e gestão educacional em nível superior.

Integrar os saberes com a finalidade de contribuir na elaboração de mecanismos que assegurem interna e externamente a qualidade acadêmica.

Ter conhecimentos metodológicos que lhe permitam formar parte de equipes de investigação multidisciplinares no âmbito da gestão em educação superior.

Desenvolver a prática reflexiva para promover a liderança responsável diante do mundo que o cerca, a melhora organizacional e a própria carreira profissional.

 

METODOLOGIA

A duração total prevista para o curso é de 16 meses, com um total de 560 horas obrigatórias, sendo que dessas, 400 são teóricas e 160 práticas, que se agregam ainda a 160 horas de orientação e 190 horas dedicadas a elaboração da tese.

 

REQUISITOS PARA A GRADUAÇAO

Para obter o titulo de mestre em Gestão de Educação Superior, o aluno deverá cumprir os seguintes requisitos:

Aprovação nas atividades curriculares que integram o plano de estudos.

Presença em 75 % das atividades curriculares, das jornadas e conferências.

Aprovação da Tese.

 

PLANO DE ESTUDOS

O plano de estudos se caracteriza por uma estrutura modular semi-estruturada sem correlação. O que significa dizer que um módulo independe do outro. A integração multidisciplinar pretendida se realizará através de reflexões teóricas, interpretação de casos, resolução de problemas e participação em diferentes eventos acadêmicos.

Além disso, se complementará a atividade curricular própria do Mestrado com a promoção da participação contínua dos alunos em seminários, conferências e jornadas relacionadas com o curso apresentado.

 

O plano de estudos se divide em duas partes:

 

  1. Ciclo geral: se compõe de seis seminários centrais que configuram o principio para a reflexão crítica dos problemas que afetam a gestão do ensino superior.
  2. Ciclo específico: Se propõe, em princípio, doze seminários que complementam a análise diferenciada sobre a intervenção necessária na gestão da educação superior e na profissionalização acadêmica dos quais o aluno optará por sete deles. Cabe dizer que estes seminários poderão ampliar-se em função das necessidades dos alunos, das teses em curso, dos projetos de investigação em andamento etc.

 

 

DISCIPLINAS TEÓRICO-PRÁTICAS DO CICLO GERAL

  1. •  TENDENCIAS EN EDUCACIÓN SUPERIOR COMPARADAS
  2. •  GESTIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR
  3. •  ECONOMÍA Y FINANCIAMIENTO DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR
  4. •  POLÍTICA Y LEGISLACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR ARGENTINA
  5. •  ASEGURAMIENTO INTERNO Y EXTERNO DE LA CALIDAD
  6. •  INVESTIGACIÓN EDUCATIVA

 

SEMINÁRIOS DO CICLO ESPECÍFICO

•  CONVERGENCIA E INTERNACIONALIZACIÓN EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR

•  UNIVERSIDAD, SOCIEDAD Y EMPRESA

•  GESTIÓN Y ANÁLISIS DE POLÍTICAS PÚBLICAS

•  GESTIÓN DE LOS SISTEMAS DE INFORMACIÓN

•  RESPONSABILIDAD SOCIAL Y GESTIÓN DE LA EXTENSIÓN UNIVERSITARIA

•  ELABORACIÓN DE INDICADORES DE CALIDAD PARA LA GESTIÓN DE LA     

EDUCACIÓN SUPERIOR

•  DISEÑO CURRICULAR POR COMPETENCIAS Y GESTIÓN DEL APRENDIZAJE

• INNOVACIÓN EN EVALUACIÓN DE LOS APRENDIZAJES

•  TECNOLOGÍAS DE INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN (TIC) EN LA

EDUCACIÓN SUPERIOR

•  ESTADÍSTICA

•  PROBLEMÁTICA ACTUAL DEL NIVEL SUPERIOR NO UNIVERSITARIO

•  PROSPECTIVA DE LA GESTIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR

 

Seminarios de Profundización para la Tesis

Tutorias

Trabalho Final

 

Corpo Acadêmico

Juan Carlos Gomez Barinaga

Juan Carlos Del Bello

Juan Carlos Pugliese

Enrique Costa Lieste

Ricardo Maliandi

José Fliguer

Enrique Martínez Larrechea

 

Docentes:

Mabel D.vila, Enrique Costa Lieste, Mar.a Echart, Marcela Imperiale, Jos.

Fliguer, Pablo Tovillas, Hern.n Trebino, Juan Carlos G.mez Barinaga, Ruth

Vieytes, Cristina Otegui, Daniel Toribio, Jorge Flores, Analia Di Tommaso,

Marcela Mart.nez Vivot, Marta Kagel, Beatriz Checchia, Viviana Mancovsky,

Viviana Dopchiz, Graciela Gonz.lez,  Eduardo Balbi, Gabriela Iglesias, Viviana

Estienne. 

 

PROCESSO DE SELEÇÃO / INSCRIÇÕES

Por meio de analise curricular.

Os candidatos deverão enviar o curriculum atualizado e completo para o e-mail secretaria@doutoresdobrasil.com.br informando qual o curso pretende cursar, aos cuidados do Sr. Pedro Henrique Dalcolmo Pinheiro.

 NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!!!

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